Quem Somos?

O Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio I, doravante denominado CENCOR I, foi fundado em 16 de agosto de 1980, com sede na Rua Osmar dos Santos Freitas nº 40 na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.

 

É uma entidade sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de caráter representativo, reinvidicatório, educativo, beneficiente, assistencial, cultural, esportivo, formador, de defesa da inclusão das mulhres e juventude, de defesa da liberdade de expressão e orientação sexual e de defesa do meio ambiente.

 

O CENCOR I tem por finalidade lutar pelo bem comum, incrementar a união entre os (as) moradores (as) e amigos (as) do bairro e entre(as) com a cidade, encaminhar e reivindicar, junto aos poderes públicos, iniciativas privadas e particulares em geral, medidas que propiciem aos(as) moradores(as) melhores condições de moradia, saúde, segurança, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, bem como promover, a defesa do meio ambiente, do consumidor e dos direitos humanos.

 

Um dos objetivos do CENCOR I, é também realizar estudos e pesquisas sobre a realidade sócio-econômica da Comunidade e propor soluções ou encaminhamentos.


Também participa na difusão cultural, é um orgão beneficente, promove o esporte e o lazer, por meio de reuniões, círculos de estudos, assembléias, conferências, seminários, debates, competições, promoções, excursões, cursos de capacitação e especialização comunitária, profissionalizante e de alfabetização.

 

Propor e intentar, em nome da Comunidade, de forma coletiva ou de moradores, de forma individual, mediante competentes procurações, todo e qualquer tipo de ação administrativa ou judicial na defesa da habitação dos associados e moradores da área de abrangência do CENCOR I.

 

Filiar-se à União das Associações de Moradores de Porto Alegre - UAMPA,à Federação Gaúcha de Associações de Moradores - FEGAM-RS e à Confederação das Associações de Moradores - CONAM.

 

Outro objetivo da Comunidade é fazer parcerias e convênios com outras entidades, para realizar o que propõe no artigo primeiro.

- O CENCRO I defende a soberania nacional, a democracia, a luta pela paz entre todos os povos e se solidariza contra qualquer tipo de violência, buscando, para o País, o Estado, o Município e o Bairro , auxiliar a desenvolver um projeto sustentável, sem exploração e alternativo ao modelo econômico social em que vivemos.